Pode-se, no entanto, adotar algumas práticas de forma a tornar esta época mais saudável sem comprometer o espírito Natalício e de acordo com os princípios da Dieta Mediterrânica.

Sugestões para um Natal mais saudável:
Iniciar a véspera e o dia de Natal com um pequeno-almoço saudável e equilibrado.
Manter a rotina do pequeno-almoço completo e equilibrado, deixando de parte doces ou fritos, de forma a ficar mais saciado evitando optar por opções menos saudáveis.
Defender a tradição gastronómica da sua região
Ao escolher produtos alimentares característicos da região provenientes de artesãos alimentares e empresários locais está a contribuir para a biodiversidade e emprego local, mas também para que os produtos tradicionais se perpetuem ao longo do tempo, mantendo a tradição e qualidade.
Iniciar as refeições de Natal com uma sopa
A sopa com hortícolas e/ou leguminosas (feijão, lentilhas, ervilha ou grão de bico) promove a saciedade, hidrata, é fonte de vitaminas, fibra, minerais e antioxidantes e é pouco calórica em comparação com outras entradas frequentemente utilizadas nesta época.
Iniciar as refeições de Natal com uma sopa
As opções são várias, desde as tradicionais couves ou grelos, purés de lentilhas, ervilhas, castanhas, cogumelos, curgetes ou beringelas. Estas representam ótimas formas de reduzir a ingestão de calorias, gordura saturada e colesterol, proveniente de alimentos de origem animal.
Acompanhar as refeições com hortícolas e outros produtos vegetais, sempre que possível.
- Privilegiar os preparados culinários mais simples como os estufados
Os estufados (sem que se faça refogado dos alimentos), cozidos a vapor ou grelhados são métodos de confeção mais simples que preservam os nutrientes quando comparados com os assados ou fritos, os quais deve evitar. Se assar, retire as partes mais escuras ou queimadas antes de servir.
Aproveitar para dar destaque ao pão fresco de qualidade da região, de diferentes variedades incluindo o integral.
O pão de qualidade, com uma lista de ingredientes pequena e simples, fornece menos calorias, gorduras e sal do que as bolachas, salgados e outros aperitivos, além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas e fibra.
Optar pelo arroz
Portugal tem uma tradição muito vincada na confeção de pratos com arroz. Acompanhar os pratos com arroz simples, arroz com hortícolas e/ou leguminosas são opções nutritivas de acompanhamento tanto no Natal como em qualquer época do ano.
Privilegiar os frutos desidratados
Os figos, ameixas, passas e alperces secos são uma alternativa a bolachas, aperitivos doces e bolos que se coloca na mesa durante as festividades. Embora tenham mais açúcar que os frutos frescos (e por isso devem ser consumidos com moderação), são ricos em fibra, pobres em gordura e com baixo teor de sal, ao contrário da maioria dos doces.
Destacar uma salada de frutas colorida e apelativa
Uma salada de frutas deve ser o centro das mesas de Natal, incluindo fruta fresca e da época, pela sua grande riqueza nutricional. Ou seja, fornece muitos nutrientes e vitaminas e poucas calorias, para além de ser uma boa fonte de fibra e água, o que contribui para diminuir a vontade de comer uma maior quantidade de alimentos mais calóricos e menos saudáveis.
Dispor jarros e copos de água de forma apelativa na mesa de Natal
Nos dias de festa, a presença de destaque da água na mesa é uma opção saudável com inúmeros benefícios, tais como: regulação da pressão arterial, aumento da saciedade e diminuição do consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoólicas de maior valor calórico. Antes de beber qualquer outra bebida beber primeiro um copo de água e ir bebendo ao longo de todo o dia.
Praticar atividade física
Com o equipamento adequado, todas as oportunidades contam. Optar por caminhar em família, ir a pé às compras, brincar com as crianças e/ou os animais de estimação ou até mesmo dançar são excelentes oportunidades para se mexer.
Não esquecer da sustentabilidade
Evitar ao máximo o uso excessivo de embalagens, sobretudo de plástico. Optar por produtos locais, nacionais, preferindo os sazonais. Reutilizar as sobras alimentares e não cozinhar em excesso. O planeta agradece!
Agora que ficou a conhecer algumas das premissas saudáveis para o Natal, exercite também a sua mente através deste desafio que lhe propomos e comemore o dia das palavras cruzadas que se celebra amanhã, dia 21 de dezembro.
Nota: Pode imprimir aqui as suas palavras cruzadas e respetivas soluções.