O CITAL – Centro de Iniciativas Turísticas, dinamizado pela ADL, surge na sequência da necessidade de intervir ao nível da promoção integrada do litoral Alentejano e da preocupação com a sustentabilidade dos projectos apoiados.
A criação da Marca e a constituição das Rotas são instrumentos de promoção integrada. Ao percorrer estas Rotas irá conhecer iniciativas de base local e ao visitar, ficar, degustar ou levar consigo algo do Litoral Alentejano está a contribuir para a sua viabilização e para a manutenção das actividades tradicionais em meio rural. A criação da Marca integra-se num processo abrangente e participativo. Foi concebida uma imagem que transmitisse força e que ao mesmo tempo deixasse “marcas”, tal como o Litoral Alentejano o é, marcante, pelas suas cores e paisagens particulares. A Marca foi registada pelo INPI como Marca de Produtos e Serviços. A imagem de marca é uma construção contínua, que se edifica através da implementação de mecanismos de proximidade entre a oferta e a procura. A ADL através do CITAL estabelece uma Rede de Promoção e Marketing Territorial para promover a Marca do Litoral Alentejano e desse modo distinguir a sua Qualidade Territorial! As Rotas do Litoral Alentejano enquadram-se na imagem de Marca de Qualidade da Sub-região, dinamizadas pela ADL em parceria com os actores locais, no âmbito do PIC LEADER + “Alentejo Litoral”.
O Centro localiza-se em Santiago do Cacém (instalações da ADL) mas presta serviço ao nível do Litoral Alentejano, tendo uma actuação descentralizada nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
O espaço CITAL presta um serviço pró-activo em termos de organização de programas turísticos e divulgação ao nível regional, nacional e transnacional, faculta informações sobre os recursos turísticos da região aos visitantes e turistas. O Centro também presta apoio técnico aos empresários na qualificação, diversificação e promoção das suas actividades e produtos.
A estratégia de implementação do CITAL passa pela edição de um conjunto de instrumentos de promoção territorial que se encontram disponíveis:
Rotas LA
As Rotas constituem novos desafios para os fins-de-semana ao longo de todo o ano, permitindo aos turistas conhecerem a região do litoral ao interior. Ao percorrer estas Rotas irá conhecer iniciativas de base local e ao visitar, ficar, provar ou levar consigo algo do LA está a contribuir para a sua viabilização e para a manutenção das actividades tradicionais em meio rural.
A Publicação inclui a apresentação das dez Rotas, com descrição, imagens e contactos da oferta turística do Litoral Alentejano.
- Estuário do Sado (Reserva Natural – Alcácer do Sal, Comporta e Carvalhal)
- À Descoberta da Serra (Serranias de Grândola e do Cercal)
- Lagoas Costeiras (Lagoa de Melides e Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha)
- Percurso Mineiro (Lousal, Canal Caveira e Cercal)
- Percurso dos Antepassados (Estações Arqueológicas e Fontes)
- Ilha do Pessegueiro (Da Aldeia à Cidade – Porto Covo e Sines)
- Subindo o Rio Mira (Do Litoral ao Interior – Vila Nova de Milfontes e Odemira)
- Ribeira do Torgal (Entre o Rio e a Serra – S. Luís/Relíquias)
- Espelhos de Água (Albufeiras de Santa Clara, Morgável e Campilhas, Vale de Gaio e Pego do Altar)
Roteiro LA
Esta publicação faz parte de um projecto integrado de promoção e marketing territorial, cujo principal objectivo é garantir uma oferta turística de qualidade com base numa imagem de marca registada LA – Litoral Alentejano, envolvendo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
Este roteiro propõe percursos de descoberta territorial pelas unidades de paisagem (Rios, Serras, Albufeiras, Lagoas Costeiras, Mar, Recursos Arqueológicos e Minérios) através da apresentação de Rotas temáticas, com os pontos de interesse para visitar, provar, pernoitar ou levar algo consigo do LA.
O Roteiro inclui uma caracterização do espaço (território e natureza) e do tempo (história e cultura) do Litoral Alentejano e uma descrição das unidades de paisagem. O Roteiro integra também uma forte componente na representação cartográfica das Rotas, incluindo mapas regionais e um zoom aos mapas dos 5 núcleos urbanos. Inclui ainda um Guia da Oferta do LA com os contactos dos alojamentos, restaurantes, animação turística, produtos regionais, postos de turismo e informações úteis.
Poderá fazer aqui o download do Roteiro ou dirigir-se às instalações do CITAL onde poderá ter acesso ao mesmo e obter mais informações sobre a região.
Mapa Regional LA
O “Mapa Regional LA” é um instrumento para partir à descoberta do Litoral Alentejano, devidamente documentado acerca da localização dos pontos de interesse da região e das sedes dos concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
Para apoio à navegação poderá sempre recorrer às instalações do CITAL e obter outras informações mais pormenorizadas sobre a região.
Tour_LA
O Tour_LA propõe uma viagem virtual de descoberta territorial pelas unidades de paisagem, que formam o conjunto harmonioso do Litoral Alentejano.
A navegação do percurso desenrola-se ao longo de dez “Rotas do LA”, organizadas com base na fruição dos recursos – Serras, Rios, Lagoas, Albufeiras, Mar, Recursos Minerais e Arqueológicos…através da descoberta da sua história, cultura e natureza.
No espaço CITAL poderá obter todas as informações e apoio para partir à descoberta da região.
Espaço físico e virtual que permite organizar, articular e promover os recursos turísticos do Litoral Alentejano de uma forma integrada, tendo por base uma imagem de marca referenciada ao território de intervenção. Este espaço permite aos turistas e aos actores locais obterem um serviço diversificado e organizado de promoção do território, contemplando a produção de material promocional e a dinamização de iniciativas promocionais desenvolvidas ao nível local, regional, nacional e transnacional.
As “Rotas do Litoral Alentejano” propõem percursos de descoberta territorial pelas dez unidades de paisagem, que formam o conjunto harmonioso da sub-região do Litoral Alentejano, envolvendo os concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. As Rotas, propostas pelo CITAL, são organizadas por temáticas, através da descoberta da sua história, cultura e natureza e constituem novos desafios para os seus fins-de-semana.
O CITAL também dispõe de um mapa regional de apoio aos visitantes um instrumento para partir à descoberta da região devidamente documentado acerca da localização dos pontos de interesse na região e nas cinco sedes concelhias, sejam eles oferta turística, equipamentos, actividades, informações úteis. Para apoio à navegação poderá sempre recorrer às instalações do CITAL e obter outras informações mais pormenorizadas sobre a região.