Empreender no Litoral Alentejano 18/20

Cofinanciado por:

Identificação do projeto

Designação do projeto – Empreender no Litoral Alentejano 18/20

Código do projeto ALT20-05-3321-FSE-000195

Objetivo temático – Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Região de Intervenção – NUT III Alentejo Litoral (concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines)

Entidade beneficiária – ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano

Notificação de aprovação

Data de aprovação 05/09/2018

Data de início 04/06/2018

Data de conclusão 31/12/2020

Custo total elegível 650.000€

Apoio financeiro da União Europeia 650.000€ de FSE

Descrição/objetivos do projeto

A candidatura visa o apoio financeiro para a dinamização dum conjunto de ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações de que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas.

Objetivos

Objetivos Gerais

Promover o empreendedorismo de base local que assume um papel especialmente relevante na fixação e criação de emprego no Litoral Alentejano e na sustentabilidade do próprio território.

Objetivos Específicos

Implementar, no Litoral Alentejano, a Prioridade de Investimento 8.3 – Criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas, incluindo micro, pequenas e médias empresas inovadoras, do Objetivo Temático 8 ‐ Promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoio à mobilidade dos trabalhadores.

Ações/atividades/resultados esperados

  1. Ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações de que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas – Recursos Humanos a afetar à operação
  2. Ações de identificação de boas práticas de estímulo ao empreendedorismo de base local, passíveis de serem replicadas, com vista à criação de valor para as economias locais, revitalizando os saberes e conhecimentos regionais, nomeadamente através de ações de benchmarking, numa lógica on-going – Missões Empresariais para a promoção do empreendedorismo (13)
  3. Dinamização, na região, de iniciativas de deteção, de estímulo, sensibilização e de apoio ao empreendedorismo de base local, respetiva capacitação de atores e apoio à concretização de novas empresas, nomeadamente através da realização de eventos, workshops, utilização de plataformas digitais – Seminários temáticos e encontros que permitam explorar os conteúdos que se consideram relevantes para a diversificação das atividades a desenvolver no território e que contribuem para a aplicação do projeto tendo em conta a EDL, fomentando o empreendedorismo e a criação de emprego (32) – Encontros com empresários em eventos específicos para promoção de iniciativas locais inovadoras (16)
  4. Dinamização de iniciativas para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, incluindo ações formativas não formais para empreendedores – Ações formativas não formais para promover a capacitação de empreendedores, em áreas fundamentais para a criação do próprio emprego e gestão de empresas/negócios e para a implementação da EDL – Estratégia de Desenvolvimento Local (sessões para potenciais empreendedores e potenciais empreendedores) (8)
  5. Ações inovadoras no âmbito da dinamização de redes locais informais para a promoção orientada da criação de emprego e/ou de empresas – Constituição de rede para a empregabilidade e apoio ao desenvolvimento local

Contributo para o alcance dos indicadores de realização e de resultado do ALENTEJO2020

Os indicadores de realização e resultado dizem respeito à criação de postos de trabalho e à manutenção de postos de trabalho, 12 meses após o fim do apoio, respetivamente.

Assim, a ADL propõe-se com este projeto contribuir para estes indicadores, na medida em que pretende criar no território 5 postos de trabalho até 2020 e manter 3 postos de trabalho no mesmo período, 12 meses após o fim do apoio.