Projetos

A ADL desenvolve atualmente vários projetos no âmbito de vários programas, como sejam o PDR 2020, Mar 2020, POISE, COMPETE 2020 e PO Alentejo 2020. Os projetos desenvolvidos são os seguintes: Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar, Empreender no Litoral Alentejano 18/20, Projeto Al Percebe, CLDS e Formação financiada.

O projeto Empreender no litoral Alentejano 18/20, é co-financiado pelo PO Alentejo 2020 e visa a dinamização dum conjunto de ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações de que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas.

No âmbito do Programa Operacional MAR 2020, a ADL é entidade parceira do Projeto “AL Percebe – Estado do Percebe e alteração da gestão da sua apanha no Cabo de Sines: transferência de conhecimento entre cientistas e pescadores”. O principal objetivo desta operação é avaliar e melhorar o estado atual da espécie denominada “Percebe” no Cabo de Sines, e, alterar a gestão da sua apanha nesta área, através da transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. A ADL dinamizou o CLDS 3G “Localidades” para o concelho de Santiago do Cacém e aguarda a aprovação de três candidaturas no âmbito do CLDS 4G para os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém.

No âmbito da formação financiada e co-financiada pelo COMPETE 2020, a ADL desenvolve dois projetos de Formação – Ação para o Alentejo Litoral, através de candidaturas aos concursos lançados pelos Organismos Intermédios CAP – Confederação de Agricultores de Portugal e AIP – Associação Industrial Portuguesa, CCI – Câmara de Comércio e Indústria.

No âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, a ADL é entidade formadora da Candidatura Integrada de Formação Modular para empregados/as e desempregados/as no Litoral Alentejano, disponibilizando, assim, ações de formação completamente gratuitas no território.