Ação 10.2 – Implementação das Estratégias

10.2.1.2. Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas

Visa a criação ou modernização de unidades de transformação e comercialização de produtos agrícolas que envolvam investimentos de pequena dimensão

Objetivos

Contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas

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10.2.1.3. Diversificação de atividades na exploração para atividades não agrícolas

Visa apoiar investimentos na diversificação de atividades na exploração para atividades não agrícolas (turismo, atividades de animação turística, loja de produtos locais, artesanato ….)

Objetivos

  • Estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas (previstos no anexo I da portaria n.º 152/2016, de 25 maio), criando novas fontes de rendimento e de emprego;
  • Contribuir diretamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural.

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10.2.1.4. Cadeias curtas e mercados locais

Visa a criação de circuitos/cadeias curtas de distribuição/comercialização de proximidade de produtos agrícolas e transformados

Objetivos

  • Promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição dos desperdícios alimentares, bem como a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre o produtor e o consumidor;
  • Incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição;
  • Facilitar o acesso ao mercado e escoamento de produção, nomeadamente a pequenos produtores.

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10.2.1.5. Promoção dos produtos de qualidade

Visa a promoção de produtos de qualidade certificada e produtos locais

Objetivos

  • Apoiar o desenvolvimento de estratégias comerciais de promoção que permitam incentivar o consumo de produtos abrangidos por regimes de qualidade;
  • Promover a diferenciação e o posicionamento no mercado pela qualidade, utilizando o potencial de mercado associado.

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10.2.1.6. Renovação de aldeias

Objetivos

Preservação, conservação e valorização de elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios.

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