D.1.1.2 – COOPERAÇÃO
Pretende-se o estabelecimento de projetos comuns que contribuam para o reforço do tecido económico e social, a incorporação de mais valias técnicas e científicas, a obtenção de massas críticas e a potenciação de complementaridade entre territórios.
A ação da Cooperação é operacionalizada através da cooperação interterritorial e transnacional.
As áreas temáticas em que a ADL pretende desenvolver projetos de cooperação nacional e transnacional bem como os seus objetivos e metas a atingir e as mais-valias para o território de intervenção, são as seguintes:
Turismo
Objetivos:
- Promover o intercâmbio de experiências de novas modalidades de gestão, divulgação, certificação e comercialização de produtos turísticos;
- Divulgar experiências que conciliem o turismo com a exploração sustentável dos recursos naturais;
- Divulgar o LA em mercados turísticos que valorizem o património natural, cultural e histórico;
- Potenciar as viagens com propósito e o turismo de bem-estar;
Mais-valias:
- Adoção dum modelo de desenvolvimento do turismo sustentável e integrador do litoral com o interior;
- Maior visibilidade dos recursos e aumento da notoriedade e reconhecimento do LA enquanto destino turístico que valoriza os seus recursos endógenos;
- Melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos e estruturação de atividades relacionadas.
Ambiente e Recursos naturais
Objetivos:
- Promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o balanço entre a necessidade de conservação e preservação dos recursos e o seu potencial de usufruto e valorização económica sustentável;
- Aumentar o conhecimento sobre formas de exploração e conciliação da prática agrícola em áreas protegidas (ex: Articular com a cogestão da Reserva da Lagoa de Santo André e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, da qual a ADL é membro);
- Promover a divulgação e o reconhecimento do valor natural e mais-valia ambiental do LA;
- Criar uma Bio-região;
- Capacitar os atores em matéria de sustentabilidade e ambiente;
Mais-valias:
- Preservação e salvaguarda dos recursos ambientais;
- Estruturação de uma Economia dos Recursos Naturais;
- Adoção dos princípios de uma produção sustentável/agroecologia e utilização sustentável dos recursos hídricos, articulando valores ambientais, sociais, culturais e económicos;
- Promoção de melhores prática ambientais.
Património Cultural
Objetivos:
- Organizar a programação conjunta de eventos culturais para promoção dos valores, saberes, produtos e serviços do território;
- Melhorar as capacidades de gestão e promoção do património cultural (edificado, etnográfico, entre outros);
Mais-valias:
- Reforço da matriz identitária de valores culturais e saberes tradicionais
- Aumento dos fluxos de turismo
- Diversificação e melhoria da qualidade dos eventos oferecidos
Competências e serviços de base / Capacitação e coesão territorial
Objetivos:
- Estabelecer parcerias estratégicas em torno de produtos e serviços específicos das economias rurais e respetiva divulgação e promoção;
- Capacitar e qualificar os atores locais;
- Trocar experiências e informações ao nível de metodologias e instrumentos de apoio à criação de empresas, empreendedorismo, e promoção da inclusão ativa;
- Realizar ações que potenciem a integração de Migrantes;
Mais-valias:
- Maior notoriedade do território e aumento do potencial de atração de novos investimentos e habitantes;
- Criação de redes de cooperação;
- Reforço das competências empreendedoras e inclusivas dos atores do território.
Inovação produtiva, tecnológica e de mercado
Objetivos:
- Estimular a inovação e promover a comercialização de produtos do território;
- Promover a transferência de conhecimento em domínios-chave de inovação;
- Estimular a ligação entre produtores e consumidores;
- Dinamização de novas atividades emergentes e com potencial de desenvolvimento;
Mais-valias:
- Afirmação económica do LA, com características inovadoras e tecnológicas, considerando os diversos setores de atividade (primário e terciário);
- Reforço de competências com vista à competitividade;
- Reforço da capacidade empresarial dos pequenos produtores, através da aquisição de escala.
Sistemas alimentares locais
Objetivos:
- Contribuir para a construção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis (SATS);
- Capacitar para a implementação e governança de SATS;
- Fortalecer o capital social e económico do setor agro-alimentar;
Mais-valias:
- Agricultores capacitados para a produção e valorização de alimentos produzidos localmente em modo de produção biológico/agroecológico;
- Criação de Redes para comercialização local.
Marketing Territorial
Objetivos:
- Promover o território de forma integrada, dentro e fora do território, através da divulgação dos seus recursos organizados em ações de marketing territorial;
- Definir uma estratégia de promoção de produtos de excelência ambiental e organizar eventos promocionais dos produtos daí resultantes;
- Contribuir para o desenvolvimento da região e a afirmação externa;
- Promover o trabalho em rede de promoção dos territórios dos GAL, implementando uma estratégia de comunicação comum;
Mais-valias:
- Contribuir para a afirmação do LA como um destino de Turismo Sustentável nas diversas dimensões baseadas nos recursos endógenos (enoturismo, turismo natureza, equestre, cultural, náutico, de bem-estar, entre outros);
- Reforço dos laços institucionais com entidades dos vários setores;
- Aumento da visibilidade dos produtos e serviços da região, permitindo um maior escoamento dos mesmos, alargando o mercado;
- Promover a atratividade dos territórios rurais, a valorização dos recursos endógenos e reconhecimento do desenvolvimento local;
A cooperação que se perspetiva com estas áreas temáticas irá valorizar as complementaridades entre territórios e dar resposta a desafios e problemáticas comuns, podendo existir projetos que tocam várias temáticas em simultâneo.
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