Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

Dando cumprimento ao Plano de Desenvolvimento Social da Plataforma Supraconcelhia, foi realizado no dia 31 de janeiro de 2014, nas instalações da ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, um encontro de discussão e reflexão no âmbito da Empregabilidade e Empreendedorismo.

Cerca de 31 representantes de entidades relevantes da sub-região nas áreas da Educação, Formação, Emprego e Apoio ao Empreendedorismo, bem como das Autarquias, Empresas e Associações Empresariais juntaram-se para caracterizar a intervenção que nestas áreas é feita nos concelhos de Alcácer, Grândola, Santiago, Sines e Odemira.

Utilizando a metodologia de World Café, os participantes dividiram-se em quatro grupos animados por peritos externos, que discutiram rotativamente os seguintes temas em 4 mesas redondas:

  1. Fatores Estratégicos para o território – construção de uma visão estratégica para o território
  2. Redes, como funcionam? Como é que as redes vêm a articulação/ligação entre os atores relevantes para as questões da empregabilidade e empreendedorismo?
  3. Empreendedorismo – negócios e fatores de diferenciação (e dimensões que importa assegurar)
  4. Economia e emprego e as questões da formação/qualificação

Por ser um processo informal, flexível, criativo e prático, esta metodologia permitiu criar diálogos colaborativos, aumentar o envolvimento e participação na troca de ideias entre os participantes e transferir o conhecimento individual para o domínio coletivo.

A partilha e reflexão sobre as conclusões em cada tema/mesa permitiu identificar pistas para a futura definição de um plano de atividades (em rede) que promova respostas para a promoção da empregabilidade e empreendedorismo. Esta será a próxima fase a desenvolver pelo grupo de trabalho da plataforma supraconcelhia constituído pela ADL, TAIPA, EAPN, Municípios de Grândola, Sines, Santiago do Cacem, Odemira e de Alcácer do Sal e CDSS.

empregabilidade2 2014

empregabilidade 2014